Londres prepara-se para estrear, dentro de aproximadamente dois meses a "Linha Elizabeth", que será servida pelo Crossrail - um comboio rápido que atravessa a cidade pelo centro, e que promete revolucionar o modelo de transporte rápido na capital do Reino Unido - nomeadamente nas ligações ao aeroporto de Heathrow.
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O projeto está na fase final de desenvolvimento pela Transport for London (TfL), empresa que gere os transportes públicos na cidade, e, na prática, será uma nova linha com cerca de 100 quilómetros de extensão, entre Reading e Heathrow (na zona oeste) e Shenfield e Abbey Wood (a leste), através de túneis.
Segundo a TfL, a nova linha - atualmente em construção pela Crossrail Ltd - contemplará 41 estações acessíveis, 10 das quais construídas para o efeito e 30 que foram requalificadas. As previsões da transportadora apontam para um universo de 200 milhões de utilizadores por ano.
Um bom exemplo é a ligação entre Canary Wharf - centro de negócios de excelência da cidade - e o aeroporto de Heatrow. Uma distância de cerca de 36 quilómetros que, nos períodos mais movimentados do dia, pode levar cerca de mais de uma hora de táxi, e que através da nova "Linha Elizabeth" será percorrida em apenas 38 minutos.
Outra das novidades é que os comboios terão ar condicionado e Wi-Fi, tanto no interior das carruagens, como nas plataformas de acesso.
Aprovado em 2007 para uma abertura em 2018, Crossrail regista um atraso de quatro anos na construção e uma derrapagem orçamental a rondar os 4,8 milhões de euros, o que eleva o custo final acima dos 22,5 mil milhões.