A Comissão Técnica Independente, nomeada pelo Ministério da Saúde, propõe transformação das maiores Unidades Locais de Saúde em Centros Clínicos Universitários.
Corpo do artigo
A Comissão Técnica Independente (CTI), nomeada pelo Ministério da Saúde, para estudar as Unidades Locais de Saúde (ULS) universitárias propõe que estas sejam transformadas em Centros Clínicos Universitários, considerando que a mudança “poderá constituir um marco histórico no desenvolvimento do SNS”. O novo modelo abre a porta a fontes de financiamento extra-estatal, nomeadamente parcerias com a indústria e institutos privados para promover a inovação.
Aprovado por unanimidade, o relatório final da CTI presidida por Adalberto Campos Fernandes, da Universidade Nova de Lisboa e ex-ministro da Saúde, nota que a recente reestruturação do SNS em ULS “resultou em desafios que, se não forem devidamente acautelados, poderão vir a agravar a desejada articulação institucional entre hospitais, centros de saúde e universidades, com prejuízo para o ensino clínico, a investigação e a inovação em saúde”. A médio e longo prazo, refere, pode até afetar “a prestação de cuidados de saúde mais diferenciados”.