Novo presidente do conselho de reitores destaca papel das universidades na coesão regional
Reitor da Universidade de Aveiro eleito para um mandato de três anos.
Corpo do artigo
Eleito na passada terça-feira, o novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, vincou, na sua primeira intervenção, o papel das universidades no desenvolvimento das regiões e do país. Paulo Jorge Ferreira foi eleito com 11 votos, derrotando nestas eleições o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, que consegiu cinco votos. Sucede ao reitor do Porto, António de Sousa Pereira, assumindo um mandato de três anos.
Citado em comunicado enviado às redações, o reitor de Aveiro frisa que "as instituições de ensino superior, e em particular as que integram o CRUP, têm promovido a coesão e o desenvolvimento regional e nacional". Numa altura em que se conhece já o novo modelo de financiamento do Ensino Superior - que aumenta as dotações para as instituições que estão a receber abaixo, se a fórmu la de cálculo fosse aplicada, e dá quatro anos às que re cebem 15% acima para re duzirem custos -, Paulo Jorge Ferreira sublinha que a "diversidade também contribui para a resiliência da rede de ensino superior e possibilita uma atuação adaptada às características das regiões".
A propósito dos 50 anos do 25 de abril, o líder do CRUP recorda o papel do antigo ministro Veiga Simão, que disseminou o ensino superior pelo país, nomeadamente ao permitir a criação das universidades de Aveiro, do Minho, Nova de Lisboa e Évora, naquela que ficou conhecida como a "reforma Veiga Simão", democratizando o ensino no nosso país. Ciente do tempo presente, o novo presidente do Conselho de Reitores diz, ainda, que "o CRUP e o sistema universitário continuarão a ser fundamentais para o desenvolvimento de Portugal", podendo o país "continuar a contar com o CRUP, com as universidades e a sua ação transformadora".
Doutora do em Engenharia Eletro técnica, Paulo Jorge Ferrei ra cumpre, atualmente, o segundo man dato como reitor da Univer sidade de Aveiro. Há três anos, depois de um empate na primeira volta, perdeu contra o reitor da Universidade do Porto, que termina agora o seu mandato à frente do CRUP.