A saúde e a tecnologia aliaram-se para proporcionar aos doentes da diabetes uma melhor qualidade de vida. O resultado foi o “My Care Shoe”, um sapato que se conecta com uma aplicação e que tem como objetivo ajudar a mitigar as úlceras no pé diabético.
Corpo do artigo
O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) faz parte do consórcio que desenvolveu o “My Care Shoe”, um sapato para doentes com pé diabético que integra diversas tecnologias na sua estrutura e que se conecta com uma aplicação móvel, com informações e alertas em tempo real.
Nilza Ramião, coordenadora da unidade de biomecânica e saúde do INEGI, esteve envolvida neste projeto desde o seu arranque em finais de 2020 e dedicou-se ao desenvolvimento das ferramentas de sensorização para a região dorsal e da planta do pé: “A novidade do nosso produto é a integração da tecnologia. A Ortomedical já comercializa sapatos para pé diabético, mas ainda não existia uma monitorização. E foi aí que nós inovamos. Os doentes tinham de fazer uma série de exercícios de estimulação e, agora, o nosso sapato tem atuadores que estimulam a circulação sanguínea e sensores que detetam parâmetros de risco, com o objetivo de reduzir e mitigar as úlceras”.