Corpo do artigo
"Não sei o que quero fazer quando for grande. Sei que tenho muitos sonhos relacionados com a dança, da qual gosto bastante. Quem sabe, um dia, participo num concurso internacional de hip-hop", diz Beatriz Nunes, do Porto, cujos 11 anos lhe permitem encarar o Mundo cheia de esperança num futuro risonho.
E motivos para sorrir não têm faltado a esta jovem. Não só concluiu o 5.º ano com excelentes notas, como foi uma das 15 escolhidas pela iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo Jornal de Notícias, para receber vales de compras da Staples e Opticalia.
"Fiquei muito contente, nunca pensei que de tantas pessoas fosse ser premiada. Não sei o que pensei quando soube, pois foi muita coisa ao mesmo tempo", conta a aluna da Escola Básica da Areosa, que com o prémio anseia comprar "material escolar, uma secretária, talvez um computador".
Sobre o percurso académico de Beatriz, a mãe, Paula Mota, 42 anos, desempregada, salienta que foi sempre "bem-sucedido". "Chega a casa e vai fazer os trabalhos. Não é preciso mandá-la estudar. Às vezes até sou eu que digo para descansar e relaxar um pouco, pois vem de oito horas seguidas de aulas. Mas é a prioridade dela", anota esta mãe, avançando: "É uma miúda aplicada. É verdade que não precisa de grande esforço para ter bons resultados, mas também se não fosse este gosto que tem por aprender, podia não ser tão boa aluna".
A candidatura à iniciativa do JN foi a forma que esta mãe encontrou para recompensar a filha. "A dada altura, nós pais, achamos que temos de as premiar por esse feito e nunca consegui. Muito menos dar-lhe 500 euros em compras como a Staples está a fazer. Por isso, tive o incentivo de concorrer com ela", justifica Paula.
Nome
Beatriz Mota Nunes
Idade
11 anos
Localidade
Porto
Ano a frequentar
6.º ano
Aproveitamento
"Cinco" a oito disciplinas e "quatro" a duas
Quando for grande
quero ser
Não sabe ainda