Autarca de Chaves tem candidatura única e de consenso. "Vice" continua a ser António Pimentel, de Mogadouro.
Corpo do artigo
Os presidentes das câmaras municipais da região Norte reúnem-se, esta sexta-feira, na Casa da Cultura de Mogadouro para eleger o novo presidente do Conselho Regional do Norte. Nuno Vaz, autarca socialista de Chaves, é o único candidato e assim deverá manter-se até ao momento da eleição, dado que conseguiu consenso entre o PS e o PSD. António Pimentel (PSD), de Mogadouro, continuará como vice-presidente.
Os conselheiros têm até hoje às 14.30 horas para apresentar uma ou mais candidaturas à presidência do Conselho Regional do Norte, o órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), composto por 86 presidentes de câmara e cerca de 20 organizações sociais e civis.
Consenso entre PS e PSD
Nuno Vaz, presidente da Câmara de Chaves, desenvolveu contactos nos últimos dias e conseguiu obter consenso, sobretudo entre os autarcas do PS e PSD, para o apoio à candidatura ao órgão que não é remunerado e lhe permite continuar a exercer a presidência da Câmara Municipal de Chaves.
Ao JN, o autarca de Chaves confirmou a candidatura: "Confirmo que sou o primeiro subscritor da lista a apresentar amanhã [hoje], mantendo a vice-presidente o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel". O autarca flaviense entende que "o Conselho Regional tem um papel muito importante no sentido de ser uma voz do Norte como um todo". Quer, por isso, que esse todo seja "cada vez mais igual, coeso, capaz, dinâmico, valorizando as diferenças e as vantagens competitivas do território".
Nuno Vaz sucederá a Miguel Alves, antigo autarca de Caminha, que em novembro deixou a autarquia e o Conselho Regional do Norte para ser secretário de Estado adjunto, cargo do qual se demitiu entretanto.
Na reunião de hoje à tarde, a ministra Ana Abrunhosa vai apresentar o modelo de Governação do Portugal 2030. O presidente da CCDR-N, António Cunha, exibirá o programa regional do Norte do Portugal 2030, o Norte 2030. Também será apresentado o Plano Ferroviário Nacional.