Corpo do artigo
Tomás Fernandes celebrou o nono aniversário no passado dia 5. Um dia depois, o jovem de Mogege, Vila Nova de Famalicão, recebeu os vales da Staples e Opticalia com que foi contemplado pela iniciativa "Regresso às Aulas", promovido pelo Jornal de Notícias, fruto do excelente percurso escolar. "Uma grande prenda" que permitirá ao aluno da escola de Boca do Monte "comprar computador e material escolar".
"O computador é para estudar e pesquisar. No 3.º ano, a professora já pedia para pesquisarmos sobre pedras e outras matérias", conta Tomás, presença assíduo no "Quadro de mérito". " Sempre fui bom aluno, não preciso estudar para ter boas notas. Estudo porque gosto", frisa, avançando sobre o futuro: "Quero ser cirurgião. O meu padrinho e o meu primo são médicos e tenho quatro primos fisioterapeutas".
Enquanto ainda é crianças, Tomás entretém-se a jogar futebol e a praticar natação. "Jogo nos Benjamins B no Joane, a avançado e médio, marco golos, passo a bola, faço assistências. Mas, o futebol é para me divertir e aprender", salienta o jovem premiado.
Carla Ferreira, 34 anos, administrativa, reconhece que os exemplos na família são um incentivo para o filho. "É óbvio que estimula ver os primos, mas ele gosto da aprender e está sempre à procura de livros e a fazer pesquisa de coisas de medicina. Livros de corpo humano, então, está sempre a ler", conta esta mãe, assinalando que Tomás foi sempre "muito bom aluno".
"Desde o primeiro ano que tira excelentes notas e está mesmo atento nas aulas e por isso está no "Quadro de mérito". Tem gosto e ainda bem", acrescenta. Sobre o prémio, Carla diz que "é um reconhecimento e uma mais-valia para ele ter ainda mais vontade".