Centenas de taxistas estão concentrados em protesto junto ao aeroporto de Lisboa, bloqueando o trânsito até à rotunda do Relógio.
Corpo do artigo
1. Exigência
Os dirigentes do setor foram recebidos no Ministério do Ambiente, numa tentativa de desbloquear a situação. A reunião não deu frutos e o ministro fala de divergências profundas entre as partes.
O presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, disse que os taxistas vão manter-se junto à Rotunda do Relógio, em Lisboa.
2. Confrontos
Um grupo de taxistas saiu dos carros e bloqueou o acesso ao aeroporto, registando-se confrontos com a polícia, que tentou impedir o bloqueio, perto das 11 horas, junto à Rotunda do Relógio (por baixo do viaduto da Segunda Circular). Os ânimos exaltaram-se e os taxistas acabaram por atirar à polícia garrafas de água e sumos. Os agentes responderam atirando petardos e "very lights" e afastando os manifestantes. Um carro da Uber foi atacado.
3. Detenções
A PSP deteve três pessoas que participavam na manifestação, na zona do aeroporto. Os taxistas que estavam na Rotunda do Relógio, em Lisboa, deixaram os carros para tentar cortar a estrada de acesso ao aeroporto por verem outros profissionais, alegadamente da Uber, a fazer o transporte de passageiros e regressaram ao aeroporto.
Dois dos três homens detidos foram libertados e serão julgados em processo sumário, anunciou a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. O terceiro detido será presente ao Ministério Público na terça-feira.
4. Transportes
O Metro de Lisboa registou um aumento da procura e reforçou o serviço prestado aos utentes. Já o serviço de autocarros da Carris verificou perturbações nos troços e carreiras que passam pela zona em que a manifestação se encontra parada.
5. Bloqueio
A PSP admite retirar táxis da Rotunda do Relógio para melhorar o acesso ao aeroporto, considerado uma infraestrutura crítica. Fonte da direção nacional da PSP adiantou ao JN que "está a ser encarada pela PSP a necessidade de uma intervenção para abrir canais de circulação na Rotunda do Relógio", próxima do aeroporto. Até porque desde que as viaturas pararam perto do aeroporto que a polícia passou a considerar estar-se perante um bloqueio e não uma manifestação.
6. Desmobilização
Perto das 2.30 horas da madrugada, os taxistas aceitam desmobilizar a troco de novos protestos marcados para segunda-feira a partir das 8 horas, junto ao Palácio de Belém e às câmaras do Porto e de Faro.