Passar uns dias na montanha, longe do caos das cidades e das praias, em contacto com a natureza e com o seu incomparável ar puro, é uma opção de férias para quem procura fazer algo diferente.
Corpo do artigo
Mas, se a escolha recair em ocupar parte dos dias a percorrer trilhos, há cuidados a ter em atenção. Principalmente nos dias de calor, há um bem essencial que não pode faltar: água.
Apesar da importância extrema de se fazer acompanhar por uma garrafa de água, existem outras dicas a ter em conta na altura de se aventurar na montanha. Desde logo, nunca sair dos trilhos predefinidos. Por um lado, para minimizar o impacto ambiental nos habitats em questão. Por outro, pela sua própria segurança.
O protetor solar, óculos de sol, calçado adequado - botas, preferencialmente, nunca chinelos - e um agasalho, não devem, igualmente, ser esquecidos. É essencial levar os telemóveis com a carga completa - e, se possível, um powerbank -, bússola, GPS, uma faca ou um canivete e um kit de primeiros socorros.
Tome nota
Comida a mais
Quando se faz um trilho, não é difícil calcular mal o tempo do percurso. Daí que seja aconselhável levar sempre comida a mais, para prevenir alguma eventualidade.
Itens de emergência
Ainda que escolha um trilho curto e não preveja dificuldades, uma lanterna e um apito podem ser essenciais em caso de emergência.