Na Galiza, a tempestade Ana já fez estragos e o alerta máximo foi ativado. Em Portugal, o período crítico começou pelas 18 horas. Saiba como prevenir o pior.
Corpo do artigo
"A previsão meteorológica para as próximas horas aponta para o agravamento do estado do tempo, devido à passagem de uma tempestade forte sobre o território de Portugal continental", sendo expectável que o período mais crítico dos seus efeitos se verifique entre as 18 horas deste domingo e as 6 horas de segunda-feira, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil, após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou hoje oito distritos do continente em aviso vermelho a partir do final do dia, por vento muito forte, com rajadas superiores a 130 quilómetros por hora nas terras altas.
Enquanto isso, na Galiza, Espanha, são já várias as estradas inundadas ou cortadas pela queda de árvores, carros destruídos e voos desviados. A chuva é forte e os ventos já alcançaram os 140 quilómetros por hora.
Cinco conselhos da Proteção Civil para proteger-se da tempestade
1. Evitar zonas arborizadas e terras altas
2. Conduzir de forma mais defensiva
3. Fixar estruturas soltas, como andaimes ou placas
4. Desobstruir sistemas de escoamento de águas
5. Não praticar atividades marítimas
EDP declara estado de alerta a norte do rio Tejo
A EDP Distribuição declarou o estado de alerta para as regiões a norte do Rio Tejo, devido à tempestade Ana, podendo a empresa adotar idêntica medida ao longo do dia para todo o território de Portugal continental.
"A empresa garantiu reforço das equipas operacionais no território, tendo por outro lado sido suspensas, ou reduzidas ao mínimo, todas as atividades de rotina e programadas. Está também concluída a verificação da localização e acessibilidade de recursos em reserva nomeadamente viaturas, geradores, subestações móveis, além de materiais a utilizar para reposição rápida de redes que possam vir a ser afetadas", refere a EDP, em comunicado.