Olhe para o céu: seis planetas vão ser visíveis num alinhamento raro que só volta daqui a 460 anos
Esta noite tem reservado um fenómeno raro: vai ser possível ver quatro planetas a olho nu. Saturno, Vénus, Júpiter e Marte vão brilhar no céu e as surpresas não ficam por aqui. Em fevereiro, também Urano e Neptuno farão uma aparição, completanto um alinhamento de seis planetas que só voltará a acontecer em 2492.
Corpo do artigo
A notícia é avançada pela TSF, que falou com o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Pedro Machado, sobre este alinhamento planetário, um termo astronómico utilizado para descrever o evento quando vários planetas se reúnem num dos lados do Sol ao mesmo tempo. No entanto, um “alinhamento planetário” não é uma linha reta perfeita no Espaço, mas sim um evento celestial onde múltiplos planetas aparecem próximos no céu.
"Olhar para oeste, a seguir ao pôr do sol, porque Vénus, neste momento, está no formato estrela da tarde, o que significa que é visível um pouco depois do pôr do sol, durante uma ou duas horas. Júpiter também está muito brilhante, também se vê muito bem e depois vamos fazer uma linha imaginária entre Vénus com Saturno e Júpiter (onde passa a Lua e todos os planetas como se fossem em procissão), depois continuamos ao longo da linha e vemos um ponto vermelho, que é Marte", explicou este especialista à rádio. "O mais marcante é a proximidade com que nós podemos ver Saturno e Vénus. Estão tão próximos que, a olho nu, quase que parecem que estão num único ponto".
Noutras partes do Mundo, já serão visíveis esta terça-feira os seis planetas. Em Portugal, porém, Urano e Neptuno só aparecerão juntos no céu no final de fevereiro, completanto a "procissão" dos seis planetas.
Esta terça-feira será o melhor dia para ver o alinhamento planetário, embora as condições meteorológicas possam criar dificuldades. Ainda assim, será possível observar o fenómeno nas próximas seis semanas. Depois, apenas em 2492 é que seis planetas voltarão a iluminar o céu noturno.
Como ver os planetas?
Após o anoitecer, será possível encontrar Vénus e Saturno a sudoeste nas primeiras horas, enquanto Júpiter brilha intensamente no alto e Marte nasce a leste. Todos os quatro planetas serão visíveis a olho nu.
Urano e Neptuno não serão tão brilhantes e exigirão binóculos ou um pequeno telescópio para serem vistos, de acordo com a NASA.
Os mais antecipados alinhamentos planetários
8 de setembro de 2040
Cinco planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno) vão alinhar-se no céu. A Lua crescente também estará visível, posicionada entre Vénus e Saturno.
15 de março de 2080
Seis planetas – Vénus, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Marte e Urano – estarão visíveis no céu da manhã.
19 de maio de 2161
Todos os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, reunir-se-ão num dos lados do Sol. O alinhamento planetário será visto pouco antes do amanhecer.
7 de novembro de 2176
Todos os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, reunir-se-ão num dos lados do Sol. O alinhamento planetário será visto no céu logo após o pôr do sol.
6 de maio de 2492
Todos os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, reunir-se-ão num dos lados do Sol. No céu, o alinhamento planetário será visto logo após o pôr-do-sol.