Portugal enfrenta este domingo mais um dia de calor intenso, com as previsões meteorológicas a apontarem para temperaturas acima dos 40 graus em várias regiões do país. Este sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos sob aviso vermelho, devido às condições meteorológicas adversas.
Corpo do artigo
Inicialmente em nível laranja, Lisboa, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Évora, Beja e Faro viram, durante a tarde deste sábado, o IPMA subir o alerta para vermelho. Um cenário que se repete segunda-feira, embora a capital e a cidade sadina saiam deste lote e baixem para laranja.
Para este domingo é também laranja o alerta para cinco distritos do Interior: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Coimbra. Há 80 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio. No Litoral Norte, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo desde ontem e até às 23 desta segunda-feira.
A vaga de calor está a gerar preocupações acrescidas com o risco de incêndio, particularmente nas regiões do interior Norte, Centro e Algarve. Em resposta, o Governo decretou a proibição do uso de fogo, assim como da utilização de maquinaria agrícola e florestal nestas zonas, até à próxima terça-feira.
Proibido uso de máquinas agrícolas
As autoridades apelam à população que adote comportamentos responsáveis e evite qualquer atividade que possa originar faíscas ou incêndios. O IPMA continuará a monitorizar a situação e recomenda especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.
Perante este cenário, o Ministério da Agricultura e do Mar emitiu uma nota dando conta da proibição de utilização de maquinaria, em especial, motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e outro tipo de equipamentos suscetíveis de provocar ignições.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil disse, na sexta-feira, que vai reforçar o nível de prontidão de combate a incêndios rurais.
Os dados mais recentes indicam, por outro lado, que as maiores preocupações concentram-se no dia de amanhã, com tempo muito seco e instabilidade, o que faz com que se houver um fogo, seja muito difícil de o dominar.