"Onde é que você estava no 25 de Abril?". Quem é que não se lembra desta pergunta tantas vezes feita pelo jornalista Batista Bastos no programa Conversas Secretas, nos primórdios da SIC. Aqui fazemos o roteiro de onde estarão os principais presidenciáveis neste 25 de Abril.
Corpo do artigo
Cada um dos principais candidatos às eleições presidenciais vai comemorar esta data de forma diferente. Onde estarão Carvalho da Silva, Henrique Neto, Paulo Morais e Sampaio da Nóvoa? Vamos responder-lhe.
Carvalho da Silva, histórico dirigente da CGTP IN, e apontado como candidato às presidenciais, irá discursar numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Alfândega da Fé, pelas 10 horas. Ali fará uma intervenção sobre "Abril e o estado do país". O JN já noticiou que Manuel Carvalho da Silva tem uma equipa a trabalhar na sua candidatura, mas este ainda não apontou uma data para se pronunciar. Questionado esta sexta-feira pelo semanário "Sol" se irá aproveitar a entrevista que dará este sábado à noite ao Porto Canal para fazer algum anúncio, respondeu: "vai depender das perguntas que me fizerem".
Henrique Neto, o primeiro a apresentar formalmente a sua candidatura, vai participar num almoço com a família e os amigos, tal como faz há 40 anos. Henrique Neto era a 25 de Abril de 1974 um jovem marinheiro. Foi durante anos deputado do PS. Este candidato independente a Belém recusa-se a participar na descida da Avenida da Liberdade, porque, segundo um elemento da sua equipa, Neto considera que "seria uma hipocrisia, pois os princípios e os valores do 25 de Abril estão a perder-se".
Paulo Morais, ex-vice-presidente da Câmara do Porto, de 2002 a 2005, tendo sido responsável pelos pelouros do Urbanismo, Ação Social e Habitação, anunciou a candidatura no café Piolho no fim de semana passado. O homem que esteve ligado durante anos à associação cívica Transparência e Integridade, e agora candidato às presidenciais, anunciou que vai estar este sábado, entre as 10 e as 13 horas, num debate online no Facebook, para responder a qualquer questão.
Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, apresenta na próxima quarta-feira a candidatura presidencial, no teatro da Trindade, em Lisboa. Tal como costuma fazer, estará este sábado no desfile da Avenida da Liberdade. Será o primeiro teste de popularidade depois de ter assumido a sua candidatura, também no fim de semana passado, em Arouca. O nome de Sampaio da Nóvoa na corrida a Belém não foi pacífico dentro do PS. Nóvoa chegou mesmo a afirmar que nunca pediu apoio ao secretário-geral socialista. Mas também disse que não se considerava menos político, por não estar dentro de um partido.