O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu expulsar o médico Fernando Reis, que está a cumprir pena na prisão de Caxias por violação. O internista ainda pode recorrer da decisão.
Corpo do artigo
Fernando Reis foi condenado, em outubro de 2021, a cinco anos de prisão efetiva, proibido de exercer durante igual tempo, e ao pagamento de 200 mil euros de indemnização às duas pacientes que o tribunal de primeira instância deu como provado que tinha violado durante as consultas quatro anos antes. O médico sempre negou as acusações e defende ser vítima de uma campanha concertada pelas duas mulheres. Recorreu da sentença, mas tanto o Tribunal da Relação, primeiro, como o Supremo, em 2024, confirmaram a pena, reduzindo apenas o valor da indemnização de 200 mil e 100 mil euros para 23 mil e 13 mil euros.
O médico encontra-se a cumprir pena em Caxias desde o final de janeiro, tendo mantido a atividade numa clínica até à sua detenção.
A decisão do Conselho Disciplinar do Sul foi aprovada na semana passada, apurou o JN. O prazo para Fernando Reis recorrer continua ainda a decorrer, pelo que só findo o processo a Ordem pode confirmar a punição. Em caso de recurso, a decisão de expulsão fica automaticamente suspensa e o processo será avaliado pelo conselho superior da Ordem.