A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) assina hoje com uma dezena de empresas um pacto que visa melhorar as oportunidades de trabalho dos engenheiros e “concretizar uma mudança real no atual contexto profissional da engenharia em Portugal”.
Corpo do artigo
O documento, intitulado “Pacto OERN”, tem na fixação e regresso a Portugal dos engenheiros obrigados a procurar emprego fora do País um dos principais objetivos. Portugal e Região Norte contam com “escolas de engenharia de engenharia de elevado prestígio”, lê-se no documento. Contudo, diz a organização liderada por Bento Aires, “o contexto de empregabilidade nacional não se manifesta suficientemente atrativo para a fixação e retenção de talento, condicionando muitos recém-graduados a optar pela procura de melhores oportunidades no estrangeiro, perdendo assim o tecido empresarial nacional e regional este talento”.
Foi a constatação de que há “uma carência de profissionais altamente qualificados” e “formas de contratação atípicas” no setor que levou a OERN a chamar um conjunto de empresas (ver ficha) com sede e influência no Norte para a definição conjunta de estratégias que permitam colmatar os problemas, desde logo incrementando “a garantia da qualidade e as condições de trabalho dos engenheiros”. Melhoria do ambiente de trabalho, das remunerações e benefícios, progressão na carreira, formação, segurança e o estabelecimento de equilíbrios entre a vida pessoal e profissional estão entre os parâmetros que a OERN e os dez parceiros estabelecem no Pacto. Para isso, as partes partilharão, semestralmente, um conjunto alargado de informações, de modo a monitorizar o cumprimento dos objetivo definidos, por um lado, e, por outro, a estreitar a relação entre a OERN e o tecido empresarial da Região Norte.
As dez empresas
A400 (projetistas e consultores)
ACA (construção civil)
BIMMS (engenharia e construção digital)
Casais (engenharia e construção)
Efacec (energia, engenharia e mobilidade)
GEG (consultoria e projetos de engenharia)
Infraspeak (soluções digitais)
Mota-Engil (engenharia e construção)
Sopsec (prestação de serviços de engenharia civil)
Painhas (energia)