Orientações pedagógicas para creches recomendam que pais façam mais visitas
Ministros João Costa e Ana Mendes Godinho aprovaram recomendação que visa abrir espaços às famílias. Educadores devem fazer blogues e portefólios.
Corpo do artigo
A aprendizagem começa no nascimento e prolonga-se ao longo da vida - este princípio e o programa Creche Feliz levaram os anteriores ministros da Educação e da Segurança Social a homologarem orientações pedagógicas para as creches antes de passarem as pastas ao novo Governo. Os espaços devem ser criteriosamente organizados, os bebés devem ter contacto com natureza e animais, a autonomia deve ser incentivada e os educadores devem fazer blogues e portefólios para envolver as famílias.
Foi o último ato de gestão de João Costa e de Ana Mendes Godinho antes de passarem as pastas a Fernando Alexandre e Rosário da Palma Ramalho, respetivamente. O documento resulta de uma parceria entre a Direção-Geral de Educação e o Instituto da Segurança Social e está alinhado com as orientações do Pré-Escolar. O objetivo, frisam no preâmbulo os dois ex-ministros, não é a escolarização dos zero aos seis anos mas antes traçar orientações desde o papel do educador às práticas que devem privilegiar.