A Rkesa deu início na última semana, no Porto, à recuperação do emblemático Pavilhão Rosa Mota - uma intervenção com duração prevista de 60 dias, envolvendo mais de 15 alpinistas industriais- que visa a substituição e limpeza dos mais de 780 vidros das janelas "redondas da cobertura" do antigo Palácio de Cristal.
Corpo do artigo
No ano passado, a limpeza da estátua do Cristo Rei, em Almada, por operários suspensos a 110 metros de altura, foi uma das mais emblemáticas obras ate hoje efetuadas em Portugal com recurso a esta técnica.
As alturas não impressionam estes "homens-aranha", que, em suspensão, chegam onde mais ninguém chega e veem as cidades dos seus pontos mais altos. No caso do Cristo Rei, a obra foi realizada através de uma técnica inovadora, que possibilitou a limpeza de musgos acumulados, restauro de fissuras, e correções da imagem de Cristo.
"Tudo em tempo recorde e sem obstruir o monumento com andaimes", observa Ângelo Neto, marketing manager da Rkesa, empresa líder do setor do alpinismo industrial em Portugal, que recentemente recebeu a certificação RU-IS, Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável.