Programa de humor da NBC criou um anúncio fictício com os apoiantes de Donald Trump, pré-candidato à presidência dos EUA. No final do vídeo é percetível que todos são ou nazis ou racistas.
Corpo do artigo
O 45.º presidente dos EUA apenas será conhecido em novembro, mas a pré-campanha já se encontra ao rubro. O pré-candidato republicano Donald Trump é aquele que tem gerado mais polémica devido às suas declarações racistas e xenófobas, pelo que o "Saturday Night Live" decidiu criar um anúncio de possíveis apoiantes do empresário.
O vídeo mostra cidadãos norte-americanos comuns a desempenharem funções como cortar lenha, passar a ferro ou pintar uma casa enquanto dizem para a câmara aqueles que são os seus argumentos para apoiarem Donald Trump na corrida à Casa Branca.
Mas nem tudo é o que parece. No final do vídeo é visível que todos eles são seguidores da doutrina nazi ou da organização racista Ku Klux Klan, naquela que é uma sátira ao discurso que tem sido proferido por Donald Trump contra os emigrantes.
[youtube:Qg0pO9VG1J8]
Se houve quem achasse graça ao vídeo em questão, também não faltaram os críticos. "Espero que ele seja eleito presidente para que os americanos acordem do estado de negação em que têm vivido", pode ler-se num dos comentários ao vídeo. "Ele [Donald Trump] irá fazer um melhor trabalho do que o Obama. Ele não é racista, apenas fala sobre a emigração ilegal", consta num outro comentário.
E até surgiram críticas àqueles que são os formadores de opinião. "Suas ovelhas patéticas, que são programadas através dos Media, dos Democratas, dos Republicanos e da indústria do entretenimento, no sentido de quem devem gostar ou odiar. E nem sequer pensam pelas suas próprias cabeças".