O Vaticano divulgou hoje, quinta-feira, o programa definitivo da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio.
Corpo do artigo
A visita papal decorre no 10.º aniversário da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto.
De acordo com o programa divulgado pelo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, Bento XVI parte às 8.50 horas de dia 11 de Maio, do aeroporto internacional Leonardo da Vinci, em Roma, prevendo-se a chegada ao aeroporto de Lisboa às 11 horas, onde ocorre o acolhimento oficial e Bento XVI fará um primeiro discurso.
Às 12.45 horas, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, realiza-se a cerimónia de boas vindas e, logo depois, o Papa efectua uma breve visita ao monumento, seguindo-se a visita de cortesia ao presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, às 13.30 horas.
Ao final do dia, às 18.15 horas, o Papa preside a uma missa no Terreiro do Paço, onde vai proferir a homília. Nesta celebração vai ser lida uma mensagem de Bento XVI comemorativa do 50.º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo Rei, de Almada.
No segundo dia de visita a Portugal, 12 de Maio, ainda em Lisboa, o Papa participa numa missa, em privado, na capela da Nunciatura Apostólica, às 7.30 horas.
Pelas 10 horas, Bento XVI encontra-se com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, onde discursa.
Duas horas mais tarde, tem um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, na Nunciatura Apostólica, local de onde Bento XVI se despede às 15.45 horas.
O Papa deixa Lisboa às 16.40 horas, seguindo de helicóptero, do aeroporto internacional da Portela para Fátima, onde chega às 17.10 horas ao heliporto do parque do novo estádio municipal.
Vinte minutos depois, Bento XVI visita a Capelinha das Aparições, onde faz uma oração.
Pelas 18 horas, o chefe de Estado do Vaticano participa na celebração das vésperas com sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastoral na Igreja da Santíssima Trindade, onde vai discursar.
Um novo discurso de Bento XVI está programado para a cerimónia da bênção das velas no Santuário de Fátima, a partir das 21.30 horas.
No dia 13 de Maio, o Papa preside, a partir das 10 horas, à missa que encerra mais uma peregrinação internacional do Santuário de Fátima, onde profere a homília e saúda os peregrinos.
No final das celebrações, às 13 horas, Bento XVI almoça com os bispos de Portugal e com o séquito papal na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima.
Bento XVI encontra-se depois, às 17 horas, na Igreja da Santíssima Trindade, com as organizações da pastoral social, onde discursa, o mesmo sucedendo no encontro com os bispos nacionais às 18.45 horas, na Casa Nossa Senhora do Carmo.
Bento XVI despede-se da Casa Nossa Senhora do Carmo, onde vai ficar alojado, às 8 horas de dia 14 Maio, seguindo para o heliporto de Fátima onde o aguarda o helicóptero que, 40 minutos mais tarde, o vai transportar para o Porto.
O Papa chega ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar pelas 9.30 horas e às 10.15 horas está na Avenida dos Aliados, onde decorre uma missa na qual vai igualmente proferir a homilia.
A cerimónia de despedida está agendada para as 13.30 horas, no aeroporto internacional Sá Carneiro, onde Bento XVI faz o último discurso em Portugal.
A partida do avião que levará Bento XVI para Roma está prevista para as 14 horas, prevendo-se a chegada ao aeroporto de Ciampino, em Roma, pelas 18 horas.