Como aperitivo para a edição deste ano dos Oscars da Academia de Hollywood, o canal TVCine 1 emite 12 títulos galardoados na cerimónia de há um ano.
Corpo do artigo
Chama-se "Especial Oscars: Os Vencedores de 2015" e vai ocupar a antena do TVCine 1 entre a 01.00 de dia 28 (madrugada de sábado para domingo) e o início da cerimónia de entrega dos galardões pela Academia de Hollywood, na madrugada de segunda-feira. É uma maratona que o canal preparou com os filmes de 2014 que, no ano passado, venceram uma estatueta.
"Citizenfour" dá o pontapé de saída. O documentário de Laura Poitras que dá conta do escândalo que deu a conhecer Edward Snowden ao mundo e que relata os casos de espionagem da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos EUA, recebeu o Óscar de Melhor Documentário.
[youtube:2tl3axqTCwI]
Logo a seguir, às 02.55, é a vez de "Whiplash - Nos Limites", a história de Andrew Neiman, um jovem e talentoso baterista, que procura a perfeição a qualquer custo, mesmo que isso signifique perder a sua humanidade. O filme, realizado por Damien Chazelle e protagonizado por Miles Teller, levou para casa as estatuetas douradas de Melhor Ator Secundário (J.K. Simmons), Melhor Montagem e Melhor Mistura de Som.
"Selma: A Marcha da Liberdade", às 04.40, e "Meu Nome é Alice", às 06.45, dão continuidade à maratona. O primeiro, de Ava DuVernay, narra a campanha de três meses de Martin Luther King de Selma a Montgomery, Alabama, em 1965, em defesa da igualdade de voto. Venceu Melhor Canção Original ("Glory", por John Legend). O segundo, de Richard Glatzer e Wash Westmoreland e sobre uma mulher de 50 anos, cm um casamento feliz e três filhos, a quem é diagnosticado Alzheimer, deu a Julianne Moore o Óscar de Melhor Atriz Principal.
Seguem-se a versão em português de "Big Hero 6: Os Novos Heróis" (às 08.25, Melhor Filme de Animação), retrato da relação de amizade entre um robot e um rapaz, e "Grand Budapest Hotel" (às 10.10), de Wes Anderson, sobre as aventuras de Gustave H, o "concierge" de um famoso hotel europeu durante as duas guerras e do jovem paquete que se torna no seu amigo de confiança. "Grand Budapest Hotel" foi um dos grandes favoritos de 2015 e acabou por ser reconhecido com as estatuetas de Melhor Cenografia, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Maquilhagem e Penteados.
A história de uma das mentes mais brilhantes dos nossos tempos, o astrofísico Stephen Hawking, em "A Teoria de Tudo" (às 11.55, Óscar de Melhor Ator Principal para Eddie Redmayne), "Boyhood: Momentos de uma Vida" (às 14.00, Óscar de Melhor Atriz Secundária para Patricia Arquette), gravado ao longo de 12 anos - sempre com o mesmo elenco - sobre a vida do jovem Mason dos 6 aos 18 anos, "Interstellar" (às 16.45, Óscar de Melhores Efeitos Visuais), dedicado a uma equipa de exploradores que viaja para além da nossa galáxia para descobrir se a Humanidade tem futuro entre as estrelas, e "O Jogo da Imitação" (às 19.35, Óscar de Melhor Argumento Adaptado), retrato de um homem brilhante e complicado, Alan Turing, ocupam a grelha do TVCine 1 até já ser noite.
[youtube:uJfLoE6hanc]
E é com o relógio a bater das 21.30 que o canal emite o grande vencedor da 87ª edição dos Óscares da Academia de Hollywood: "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)". Comédia de humor negro que conta a história de um ator, famoso por ter interpretado um super-herói icónico, e que agora planeia montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória. Recebeu as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Realizador (Alejandro González Iñárritu), Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia.
A encerrar a maratona, a partir das 23.30 e até ao início da cerimónia deste ano, tempo para ver "Sniper Americano", vencedor do Óscar para Melhor Edição de Som. A história é a de Chris Kyle, também conhecido como "A Lenda", é um militar dotado de uma precisão singular que salva vidas em guerra. A sua reputação atravessa a linha do inimigo quando é enviado para o Iraque.