Padre mexicano com milhares de seguidores faz sucesso entre os jovens em Lisboa
No TikTok é seguido por 1,7 milhões. No Instagram são 183 mil as pessoas. E no Facebook são outros tantos milhares de fiéis. Na Jornada Mundial da Juventude há um sacerdote latino que não passa despercebido por onde passa e tudo porque é uma estrela no digital.
Corpo do artigo
Heriberto García Arias tem 35 anos e é padre há sete. É mexicano, mas está a estudar Comunicação em Roma. Está há quinze dias em Lisboa por causa da Jornada Mundial da Juventude e por cá vai ficar até domingo. Numa visita pelo Martim Moniz, onde decorria um encontro entre mexicanos, foi bastante solicitado nem que fosse para a selfie da praxe.
Em entrevista ao JN, o sacerdote da diocese de San Juan de Los Lagos explica que a presença nas rede sociais “não estava nos planos”. “Eu não decidi entrar nas redes sociais. Acho que foi Deus quem me colocou lá. Porque trabalhei com os jovens e vi a necessidade de respostas, a necessidade da palavra de Deus também estar presente”, conta.
Apesar de frisar que esse foi um “convite” de Deus, a que prontamente disse “sim”, o páraco não esconde que também gosta de tirar o máximo proveito do telemóvel. “Eu gosto muito e acredito que Deus está a fazer muito através de quem se dedica a levar a palavra de Deus pela internet”, diz.
Independentemente do sucesso e do estatuto de figura pública, Heriberto não se deslumbra e lembra que as redes sociais também podem ser “perigosas”. Ainda assim, admite, “temos que correr o risco". "Porque a igreja também tem que estar lá. Porque tem adolescentes, jovens", justifica.
Antes de vir para Lisboa, Heriberto esteve ainda na Cova da Iria. “Fátima é realmente um lugar muito bonito. Há algo que não pode ser explicado. Há uma sensação estranha e bela, que eu realmente não tinha sentido, que eu recomendo fortemente. Digo isto a todos os jovens que vão vir à Jornada Mundial da Juventude, que vão a Fátima. Embora não seja tão próximo, é algo que eles têm que viver", finaliza.