Saiba como funciona o processo e quando começam a ser emitidos os vales para levantar os livros do ano letivo 2024/2025.
Corpo do artigo
Terminado mais um ano letivo, é hora dos encarregados de educação devolverem os manuais escolares gratuitos às escolas. A gratuitidade decorre desde 2016/2017 para os mais novos, e, em 2019, chegou a todos alunos do 1.º ao 12.º ano do ensino público ou particular com contrato de associação. Ainda que “lentamente”, a reutilização já começa a ser uma prática aceite por todos em prol “do ambiente e do futuro dos jovens”, salienta ao JN Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Se no início estranharam a medida, agora os pais não pensam duas vezes que os filhos usem livros em segunda mão. A recolha já é “mais ou menos automatizada”, mas implica um “grande esforço” das escolas, que envolve professores e pessoal não docente, sublinha Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares. As escolas têm até dia 22 de julho para concluir a recolha, triagem e registo de milhares de livros.