As eleições da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) realizam-se, este sábado, em Santa Maria da Feira. O sufrágio conta com duas listas, uma delas encabeçada por Mariana Carvalho, atual presidente do órgão que representa os pais junto do Governo e de diversas organizações.
Corpo do artigo
Desde 2022 à frente do órgão nacional e da federação de São João da Madeira, Mariana Carvalho recandidata-se a um novo mandato de dois anos, assumindo um “projeto de continuidade”, e tem como oponente Carlos Gonçalves, ex-representante dos pais de Vila Nova de Gaia, que se candidata pela primeira vez por “não se rever” na atual liderança.
Há 16 anos no movimento associativo parental, desde que o filho mais velho foi para o pré-escolar, o antigo presidente da Federação das Associações de Pais de Gaia surge na corrida com um “projeto alternativo” e com a ambição de tornar a Confap “mais interventiva naquilo que são os desafios atuais” das crianças nas escolas. “A maior falha da atual liderança é não ouvir os associados”, acusa. “Que tivéssemos conhecimento, não havia, até agora, qualquer descontentamento ou oposição. Foram dois anos tranquilíssimos do ponto de vista do associativismo”, refuta Mariana Carvalho.