O PAN sugeriu, esta segunda-feira, que Portugal venha a adotar um índice alternativo para medir o desenvolvimento do país: o da "Felicidade Interna Bruta" (FIB).
Corpo do artigo
Na cerimónia dos 42 anos do 25 de Abril, no Parlamento, o André Silva, do partido Pessoa - Animais - Natureza, destacou o exemplo do Butão, um país no Himalaias, onde foi implementado "um princípio da boa governança que encerra em si as ideias de eficiência, transparência, responsabilidade e profissionalismo".
Para o único deputado do PAN, que foi o primeiro discurso desta sessão solene, com a implementação do FIB, integrando "novos indicadores que assumem um caráter da maior importância na economia e desenvolvimento do país", permite "detetar os níveis de bem-estar mental, emocional e físico das populações".
"É chegada a hora de mudar o critério do conjunto de indicadores de sucesso público", disse, defendendo o respeito pelo ecossistema global, onde "o espaço, o solo, a energia, as plantas e os animais não são para ser utilizados pelo homem".