Com o lema “Peregrinos da Esperança”, o Ano Jubilar, que acontece a cada 25 anos, começa na noite de Natal, dia 24. Nas dioceses, a abertura oficial será no domingo, dia 29.
Corpo do artigo
O Santo Padre dá, na noite de Natal, dia 24, início ao Jubileu 2025, com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, convocando os católicos de todo o mundo a serem "peregrinos da esperança", mote escolhido para este Ano Jubilar. Este é um momento importante na Igreja Católica, que acontece, ordinariamente, a cada 25 anos, e que terá abertura oficial nas dioceses no dia 29, Domingo da Sagrada Família, com a celebração de uma Eucaristia, precedida de uma procissão, a partir de um determinado lugar, capela ou Igreja.
As celebrações de abertura do Ano Jubilar, terão, desta vez, a particularidade de incluir, a abertura de uma “outra” Porta Santa, na prisão de Rebibbia, em Roma, a 26 de dezembro, iniciativa que vem na sequência da mensagem deixada por Francisco na Bula de proclamação deste Jubileu, na qual exorta os governos a tomarem medidas que "restituam a esperança aos presos", com amnistias e perdões de pena.