Em carta enviada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Santo Padre agradece o “carinhoso acolhimento” que teve em Portugal.
Corpo do artigo
O Papa Francisco elogiou, em carta enviada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a “primorosa” organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), demonstrada em “todos e cada um dos atos”, e agradece o “carinhoso acolhimento” que lhe reservaram.
“Gostei de tudo o que vi e ouvi, feliz nomeadamente com tantos belos exemplos que encontrei de dedicação pastoral às pessoas”, escreve o Santo Padre, na missiva remetida a D. José Ornelas, que hoje foi tornada pública pelo Conselho Permanente da CEP, no final da reunião deste organismo, realizada em Fátima.
Na carta, o Papa pede ainda a D. José Ornelas que transmita a sua gratidão aos membros da CEP, e aos colaboradores e sacerdotes, consagrados, consagradas e fiéis-leigos mais diretamente envolvidos” na organização da JMJ, pela forma como foi recebido em Portugal e como decorreu o evento.
Na reunião desta terça-feira, o Conselho Permanente da CEP saudou o novo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que passa a integrar este organismo, e agradeceu a “dedicada e competente participação” de D. Manuel Clemente, que cessou funções.
O encontro contou ainda com a presença de Rute Agulhas e de Alexandra Anciães, do VITA - Grupo de Acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal -, que fizeram o ponto da situação das atividades da equipa. Essa informação não foi, no entanto, divulgada.
O comunicado final da reunião anuncia ainda a data da próxima Assembleia Geral da CEP, a decorrer de 13 a 16 de novembro, em Fátima, que terá como temas centrais a avaliação e o seguimento da JMJ Lisboa 2023, bem como o processo sinodal em curso na Igreja.