O sumo pontífice da Igreja Católica pediu a todos os jovens que participam na organização da Jornada Mundial da Juventude, marcada para agosto de 2023 em Portugal, que usem todo o seu engenho para organizar um evento "original" e que não copie os eventos de anos anteriores.
Corpo do artigo
"Não vivam dos rendimentos do que se fez nos outros encontros", disse o Papa Francisco, através de uma curta mensagem de vídeo, na qual apelou à união e à força, para que todos os jovens voluntários organizem um evento original. A Jornada Mundial da Juventude 2023 não pode ser "uma fotocópia de outros encontros", referiu, pedindo um evento que se demarque daqueles já organizados. Na mensagem, falou, também, de Fátima, sem precisar se irá ou não ao santuário durante a visita a Portugal.
"Cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia", e a mesma máxima se aplica ao encontro marcado para agosto de 2023, transmitiu. O Papa Francisco pediu o "contributo de todos" os voluntários para organizar um encontro jovem e fresco, "um evento com vida, um evento com força".
"Se não forem criativos, se não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros", afirmou o Papa.
Crises atrás de crises
Apesar das crises que o mundo tem enfrentado - crise pandémica, crise económica e, agora, a guerra na Ucrânia -, não devem impedir o êxito do evento. "Animem-se, sigam em frente. As crises superam-se juntos, não sós", afirmou o Papa, na sua mensagem de força.
Assim, de olhos postos em agosto de 2023, o Papa lançou o repto: "As crises põem-nos à prova para sair melhores". E o desafio, disse o Papa Francisco, é "sairmos melhores".