O Papa Francisco, que está a recuperar da cirurgia a uma hérnia intestinal, garante que tem aval médico para vir a Lisboa e participar na Jornada Mundial da Juventude. "O médico disse-me que podia ir para estar convosco", garante o sumo pontífice, em mensagem de video enviada aos jovens.
Corpo do artigo
A 40 dias do arranque da Jornada Mundial da Juventude, o grande receio de que o estado de saúde do Papa Francisco pudesse inviabilizar a vinda à Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, está ultrapassado. O sumo pontífice assegura, em mensagem de video dirigida aos jovens, que estará presente a partir do dia 2 de agosto e tem ordem médica para fazê-lo. “Alguns pensam que por causa da doença não posso ir. Mas o médico disse-me que podia ir para estar convosco”, declara o santo padre, clamando "Sigam em frente, coragem e até Lisboa".
Exibindo um saco cheio da JMJ, o papa assegura que está "preparado" e até já tem "tudo à mão. Tenho vontade de ir". Francisco lembra que a jornada é um ponto de atração para todos, mesmo para aqueles que terão de acompanhá-la de longe. "Faltam 40 dias, como uma Quaresma, até chegar ao encontro de Lisboa. Eu estou preparado. Já tenho tudo à mão, porque tenho vontade de ir", reitera.
O sumo pontífice deixou, ainda, uma mensagem de compaixão aos jovens. "Rezem por quem perdeu a alegria da vida e do encontro", usando a linguagem da cabeça, do coração e da mão. "Usem a cabeça para pensar, claramente, o que sentem e o que fazem. A linguagem do coração para sentir, profundamente, o que pensam e o que fazem. A linguagem da mão para fazer, com eficácia, o que sentem e o que pensam".
Como forma de agradecimento, enviou, também, outro video, no qual deixa uma mensagem aos trabalhadores da sociedade civil que tornarão este evento possível. "Obrigado por serem semente. A jornada não pode fazer-se sem o vosso trabalho", sustenta, grato pela generosidade e pela entrega de quem constrói o evento católico.
O santo padre estará, em Portugal, entre os dias 2 e 6 de agosto.