Papa terá momentos de recolhimento durante a visita a Portugal
Durante a visita de quatro dias a Portugal, Bento XVI terá três momentos de recolhimento, dois deles longe dos olhares dos jornalistas e dos fiéis. A oração que o Papa fará na Capelinha das Aparições, em Fátima, a 12 de Maio, poderá ser o momento mais marcante.
Corpo do artigo
De acordo com o programa oficial da visita, o Bento XVI irá recolher-se em oração logo no dia 11 de Maio, no Mosteiro dos Jerónimos. "Antes de visitar os claustros, o Papa, que estará acompanhado pelo cardeal Patriarca de Lisboa, irá recolher-se em oração diante do sacrário", revelou Henrique Mota, membro da Comissão Organizadora.
O segundo momento de recolhimento irá decorrer já no Santuário de Fátima, no dia 12 de Maio. Antes de se dirigir aos peregrinos, Bento XVI rezará diante da imagem original de Nossa Senhora, tal como fez João Paulo II nas três visitas que realizou à Cova da Iria.
O último momento de recolhimento ocorrerá também em Fátima, após a celebração da missa do dia 13 Maio. Bento XVI irá dirigir-se à Basílica e rezará junto dos túmulos dos beatos Francisco e Jacinta.
O Papa chegará a Portugal pelas 11 horas do dia 11 de Maio, e é recebido no Aeroporto da Portela, pelo presidente da República. Partirá de volta ao Vaticano, do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, pelas 14 horas do dia 14 de Maio.
Durante estes quatro dias, Bento XVI manterá um encontro com "o mundo da cultura", com o bispado e clero portugueses e organizações da Pastoral Social. O momento mais aguardado é o encontro com os peregrinos de Fátima.
D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, acredita que esta visita do Papa a Portugal "será uma lufada de ar renovador que implique a todos e suscite maior responsabilidade e coesão". Segundo o coordenador geral da visita, "a hora é de profecia e de invenção, de fidelidade e de esperança".
"Os vários encontros com Bento XVI semearão no mundo da cultura, das organizações sociais e nos agentes pastorais mais empenhados no povo sacerdotal, um dinamismo de conversão capaz de suscitar espírito missionário", frisou o responsável.