O meteoro que iluminou a noite portuguesa é tema além fronteiras. De Espanha e França até ao Reino Unido e Brasil, são várias as notícias que dão conta do fenómeno que chocou os olhos de quem olhava os céus.
Corpo do artigo
"Uma grande bola de luz azul iluminou brevemente as primeiras horas de sábado para domingo em diferentes pontos da Península Ibérica", escreve o jornal espanhol "El País", que acrescenta que "a sua fase luminosa iniciou-se cerca de 100 quilómetros acima da localidade de Don Benito (Badajoz) e estendeu-se até desaparecer no Oceano Atlântico, deixando um rasto persistente".
Além de Portugal, o fenómeno também foi observado em Espanha. "Imagens de câmaras estáticas em Espanha mostram um suposto meteorito a cruzar o céu noturno. A Agência Espacial Europeia disse que o objeto parecia ser 'um pequeno pedaço de um cometa'", escreveu, por sua vez, a BBC.
A britânica "Sky News" adiantou que uma testemunha afirmou que o fenómeno “parecia um filme”.
Em França, o "Le Parisien" informou que "dezenas de pessoas observaram uma 'bola de luz' nos céus portugueses e espanhóis durante a noite de sábado para domingo. Pouco antes da meia-noite, um flash iluminou brevemente o céu" e acrescentou que as imagens eram "impressionantes".
A notícia chegou ao continente americano, com o portal brasileiro "G1" a partilhar várias imagens e vídeos divulgados nas redes sociais.
Já o "New York Post" escreveu que "um meteoro espetacular passou pelos céus de Portugal e Espanha no sábado à noite, deslumbrando milhões de pessoas com uma bola de fogo azul esverdeada que iluminou o céu noturno". "O objeto celestial foi visto a cruzar a atmosfera, iluminando as nuvens com uma cor azul neon brilhante durante cerca de sete segundos", acrescenta.
A notícia chegou também à Índia, com vários jornais indianos a divulgar os vários vídeos que foram sendo partilhados nas redes sociais ao longo da noite. "Em diversos vídeos, indivíduos podem ser observados a capturar diversas perspetivas do meteoro. O que permanece consistente em todas as gravações é o tom azul vívido do objeto celeste ardente, que iluminou o céu noturno por alguns segundos fugazes antes de desaparecer", escreveu o "The Hindustian Times".