Redução tarifária nos transportes entrou em vigor há cinco anos. Em 2023, o sistema Andante ultrapassou os 256 mil clientes com assinatura mensal.
Corpo do artigo
Há cada vez mais passageiros a utilizar transportes públicos e o número de passes vendidos também nunca foi tão alto. Após cinco anos da entrada em funcionamento do programa do Governo, que permitiu baixar os preços das assinaturas mensais, o Sistema Andante ultrapassou os 256 mil passageiros com passe. E 83% das validações realizadas em toda a rede da Área Metropolitana do Porto foram consumadas por clientes com assinatura mensal. Mais a sul, o Metropolitano de Lisboa dobrou o número de assinaturas gratuitas em cinco anos. No total, estes títulos de transporte representam 78,50% das validações da rede do metro da capital.
Já nas comunidades intermunicipais, a redução do preço dos títulos mensais também fez disparar a procura de passes, mas ainda há problemas por resolver. A falta de assinaturas combinadas em algumas regiões está a obrigar alguns alunos, que vivem longe do local onde estudam, a pagar uma assinatura mensal, mesmo após a introdução dos passes gratuitos até aos 24 anos (ver ficha).