O líder do PSD mantém a intenção de apresentar o livro do jornalista José António Saraiva, "Eu e os Políticos", apesar da polémica que já está a gerar a obra.
Corpo do artigo
Um dos capítulos é dedicado à vida íntima de Paulo Portas, ex-vice do Governo de Pedro Passos Coelho.
Ao JN, o assessor de imprensa do líder social-democrata reafirmou a explicação já adiantada ao "Diário de Notícias", onde se refere que Passos Coelho "aceitou o convite mesmo antes de ler o livro".
"Este convite foi aceite tendo em conta a admiração que o Dr. Pedro Passos Coelho tem pela carreira" de Saraiva no jornalismo. O autor foi durante 23 anos diretor do semanário "Expresso", de onde saiu em 2005 para fundar o semanário "Sol".
A obra, que será apresentada a 26 de setembro, no El Corte Ingles, em Lisboa, e em que cada capítulo corresponde à história de uma figura pública, expõe pormenores das vidas de políticos e de outras personalidades, como Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa - ainda que o autor assuma que nunca o entrevistou - Álvaro Cunhal, Cavaco Silva, Leonor Beleza ou Emídio Rangel e o seu irmão, o juiz Rui Rangel.
Ao detalhar tais conversas, José António Saraiva acaba por envolver várias outras pessoas que conviveram com as figuras visadas. Joana Amaral Dias, Medeiros Ferreira, Vera Jardim ou Margarida Marante são alguns desses casos.