O deputado Paulo Mota Pinto foi eleito, esta quinta-feira, líder parlamentar do PSD, conseguindo 92% dos votos da sua bancada. Ao todo, votaram 75 dos 77 deputados, com 71 deles a pronunciarem-se a favor. Registaram-se ainda dois votos brancos e dois nulos.
Corpo do artigo
Os dois parlamentares que não participaram no ato eleitoral foram Duarte Pacheco, que estava em reunião, e Hugo Oliveira, autorizado a ausentar-se por motivos pessoais, revelou fonte social-democrata.
Aos jornalistas, Mota Pinto, que foi candidato único, considerou ser "prematuro" responder se colocará o lugar à disposição do futuro presidente do PSD, que será eleito nas diretas de 28 de Maio.
Já quanto à presidência das comissões, o novo líder parlamentar social-democrata anunciou estar a "finalizar a articulação com o PS". Os nomes deverão ser conhecidos esta sexta-feira.
Luís Montenegro já anunciou a candidatura à liderança do PSD, sendo que Jorge Moreira da Silva também deverá avançar. Pedro Rodrigues, que já admitiu igualmente estar a ponderar uma candidatura, disse ao JN que irá anunciar a sua decisão "no início da próxima semana".