O PCP anunciou, esta sexta-feira à tarde, ter chegado a um entendimento com os socialistas com vista à formação de um "Governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adoção de uma política que assegure uma solução duradoura".
Corpo do artigo
Em comunicado, os comunistas dizem ter dado já conta desta posição a António Costa, esperando apenas que os socialistas escolham uma data para anunciar o acordo.
Parece ficar, assim, desfeita uma dúvida que, nos últimos dias, pairou sobre a vida política nacional. O Bloco de Esquerda tinha já admitido que, da sua parte, estavam reunidas as condições para um entendimento à Esquerda.
"O PCP salienta a importância de não permitir a continuação em funções do Governo PSD/CDS e reafirma o seu propósito de apresentação de uma moção de rejeição do programa do Governo que será votada na próxima terça-feira na Assembleia da República. Como temos afirmado, PSD e CDS não estão em condições de, por si só, prosseguirem o rasto de destruição e declínio que a sua política constituiu", pode ler-se ainda no comunicado.
O texto "Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política" deverá ser apresentado nas reuniões dos órgãos socialistas, agendadas para sábado e domingo, em Lisboa, enquanto o comité central comunista se reúne também ao longo do dia de domingo.
O PCP anunciou também que vai convocar uma reunião do seu comité central para domingo, com vista a analisar o entendimento com o PS.
Este comunicado surge num dia em que também "Os Verdes" anunciaram que vão apresentar a sua própria moção de rejeição ao executivo da coligação Portugal à Frente.
As trocas de informação bilaterais entre PCP e PS continuam, tal como entre socialistas e ecologistas, mas tanto comunistas como ecologistas excluem, para já, a participação formal num futuro Governo de esquerda, adiantaram à Lusa outras fontes.
A Lusa questionou igualmente o PS, mas a assessoria de Costa, remeteu esclarecimentos para uma entrevista que o líder socialista tem agendada esta sexta-feira na SIC, pelas 20 horas.