Espaço de análise política do ex-ministro estreia esta segunda-feira. No passado, Marcelo, Costa e Santos Silva também comentaram nas televisões. Politólogo antecipa tom crítico para com o Governo.
Corpo do artigo
O ex-ministro Pedro Nuno Santos estreia-se esta segunda-feira, na SIC Notícias, como comentador televisivo, num espaço semanal que promete ser incómodo tanto para os adversários à sua Direita como para o Governo. Pedro Nuno, agora deputado, será o mais recente exemplo de um grupo de políticos - desde logo, o atual presidente da República - que fizeram do comentário uma plataforma para ganharem balanço rumo a desafios futuros. No caso, a meta é a liderança do PS, que Pedro Nuno nunca escondeu ambicionar.
As atuais três maiores figuras do Estado já fizeram comentário televisivo. Marcelo Rebelo de Sousa - o mais incontornável - teve um espaço próprio, entre 2000 e 2015, de forma alternada entre a TVI e a RTP. O líder do Parlamento, Augusto Santos Silva, passou pela TVI24 - uma história que acabou mal - e o primeiro-ministro participou na “Quadratura do círculo”.