O líder parlamentar do Chega recusou hoje especulações em torno da ausência do presidente na campanha para as eleições autárquicas, naquele que é o segundo dia consecutivo em que André Ventura não participa em ações do partido.
Corpo do artigo
"O Chega está muito empenhado nestas eleições autárquicas, quando o presidente do partido decidir vir para a campanha, porque vai decidir vir, os senhores jornalistas terão a oportunidade de o questionar com isso. Agora não vamos especular mais, nem é um assunto para especularmos", afirmou.
Pedro Pinto acompanhou hoje o candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Bruno Mascarenhas, numa ação de campanha na freguesia da Ajuda, e foi questionado sobre a ausência do presidente do partido na terça-feira e hoje, que não foi justificada. O dirigente referiu que o Chega está "na rua todos os dias", ao lado dos seus candidatos.
"Está aqui a Direção Nacional, está aqui o líder parlamentar, o secretário-geral, estamos aqui vários elementos de todos os órgãos do partido. Isso é o que nos interessa, interessa-nos apresentar propostas, falar com pessoas, sair à rua, que é isso que nós temos feito", sustentou.
O líder parlamentar e adjunto da Direção Nacional recusou que o Chega seja um partido "de um homem só", defendendo que "é um partido com muita gente, com gente com muita qualidade".
"O importante nestas eleições autárquicas é apresentar as propostas", sustentou, considerando que as pessoas "não estão preocupadas se o André Ventura está na campanha ou não está na campanha, estão preocupadas é porquê é que o gás natural aumentou, porquê é que os combustíveis aumentam diariamente, porquê é que o custo de vida aumenta diariamente".
Para hoje, a assessoria de imprensa do partido indicou que o líder também não marcaria presença na iniciativa desta manhã, em Lisboa. Entretanto, foi divulgada a agenda de André Ventura para os próximos dois dias, com iniciativas no Alentejo e Algarve, mas não foi indicada mais nenhuma ação para hoje.
Pedro Pinto, que é candidato à Câmara Municipal de Faro, indicou que irá rumar ao Algarve durante o dia, para a sua campanha eleitoral.
Na terça-feira, ao contrário do que estava previsto, André Ventura não participou na única iniciativa do dia que tinha sido comunicada aos jornalistas, uma arruada no concelho de Sintra. Estiveram presentes a candidata à Câmara Municipal, Rita Matias, e Pedro Pinto.
André Ventura também já tinha estado ausente da sessão plenária dessa manhã.
Questionada sobre esta ausência, Rita Matias justificou que o líder do partido estaria "a desenvolver um conjunto de ações fundamentais" e "tarefas fundamentais e indispensáveis", sem concretizar.
Nessa ocasião, Pedro Pinto referiu também que "André Ventura está a fazer o seu caminho, está onde tem que estar, está a trabalhar pelo país, e isso é o mais importante".