O social-democrata Pedro Reis vai ficar responsável pela pasta da Economia.
Corpo do artigo
É gestor e consultor com experiência consolidada em áreas como o empreendedorismo, a inovação, ou o investimento, com destaque para a presidência da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que assumiu entre 2011 e 2014. Passou posteriormente pela banca, tendo desempenhado diferentes funções de liderança no Millennium BCP, a última das quais na direção de Banca Institucional até 2021. Mais recentemente, Pedro Reis foi presidente do Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora Portuguesa, função que acumulou até agora com a coordenação do Movimento Acreditar, o Think Tank do PSD.
Entre outras experiências profissionais destacam-se igualmente as passagens pelo Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação, pelo Conselho da Indústria no âmbito do Ministério da Economia, tendo sido membro da Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI), onde coordenou a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI). Foi ainda membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures.
Sob a liderança de Luís Montenegro foi um dos quatro coordenadores do programa económico do programa eleitoral da Aliança Democrática. É licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e conta com um percurso académico que passou por universidades internacionais como a Harvard Business School (EUA) e o Insead (França).