Espanhóis, franceses, ingleses e italianos dão mais fôlego às principais artérias da zona da restauração. Poder ver a comida a ser confecionada em plena rua é uma experiência única. Atenta ao impacto positivo, a Câmara promove cursos "especialmente dedicados à restauração".
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Aos fins de semana, a Rua Heróis de França, em Matosinhos, transforma-se num autêntico restaurante a céu aberto. Ansiosos por provar o bom peixe grelhado do concelho, são os turistas que mais enchem as esplanadas. E a procura é tão grande que já fez com que os restaurantes se adaptassem, não só no que toca ao domínio dos vários idiomas, mas também à ementa e até à configuração da própria rua. Porque ali, desde o final de 2017, as esplanadas são todas iguais.
Habituados a comer peixe em França, onde vivem, Fabienne e Canes Trier, de 40 e 47 anos, vieram com os filhos, Maxime e Esteban, passar uns dias a Portugal. O objetivo era ficar a conhecer a cidade do Porto, mas rapidamente a família descobriu que queria visitar, também, a zona piscatória de Matosinhos.
"Descobrimos estes restaurantes no TripAdvisor e, como os comentários eram positivos, decidimos experimentar", revela Fabienne ao JN Urbano. Para quem chega de fora, o facto de o peixe ser grelhado ali, em plena rua, é um fator diferenciador, que torna a experiência "ainda mais interessante", como descreveu a família Trier.
Muitos turistas de cruzeiro
Mas se há turistas que vão até Matosinhos atraídos pelos comentários positivos que leem online, outros fazem-no porque a boa fama do peixe grelhado já chegou aos seus países. Quem o garante é Ramiro Areias, do restaurante Tito 1. "Acontece muitas vezes aparecerem aqui estrangeiros que nos dizem que vieram porque alguns amigos já cá tinham estado e lhes recomendaram o restaurante", explica o funcionário, acrescentando que há até "quem mostre fotografias" das visitas anteriores. Ali, os empregados estão habituados a falar com os clientes em várias línguas. E é assim aos fins de semana, mas também à semana. Porque "há turistas todos os dias". Há oito anos a grelhar peixe naquele restaurante, Ramiro diz, sorridente, que "99,9% dos pratos são de peixe".
E se os portugueses preferem a sardinha - principalmente na época dela - os estrangeiros adoram os pratos de polvo e lulas grelhadas. Mas não só. "Também gostam muito de robalo, bacalhau e rodovalho", diz Jorge Polónia, do restaurante Tasquinha do Polónia. "Como há muitos restaurantes [na mesma rua], há muita variedade e isso é bom, porque os clientes têm oportunidade de escolher onde querem ficar", explica Jorge, garantindo que "os turistas percebem agora mais de peixe do que muitos portugueses".
"Os portugueses continuam a vir até cá pela sardinha e pelo robalo. Não deixam de nos visitar
Ao restaurante O António, que fica no número 473 da Rua Heróis de França, chegam, sobretudo, espanhóis, ingleses, franceses e italianos. E "a esplanada costuma estar sempre composta". A descrição é feita pelo proprietário, António Lopes, que salienta que o sucesso da restauração em muito se deve aos cruzeiros. "Matosinhos é uma cidade piscatória e a Douro Azul traz muita gente para cá", constatou.
Mas desengane-se quem pensa que, nas principais artérias junto à Docapesca, já não se ouve falar português. Porque à mesa o que há é uma mistura de línguas e culturas.
"Os portugueses continuam a vir até cá pela sardinha e pelo robalo. Não deixam de nos visitar", garantiu António Lopes.
Visibilidade da cidade
Da Sicília, Itália, chegaram seis amigas. E, à mesa na esplanada do restaurante O Xarroco, é com muita energia que Romano Caomencita fala em nome do grupo, para explicar que já tinham provado "bom peixe português na Ericeira" e, agora, ficaram rendidas ao de Matosinhos, que é "muito bom e fresco". Qualidades que contribuem para "uma estadia muito agradável em Matosinhos". Além disso, junta-se ainda "uma ótima relação de preço-qualidade", consideram.
Atenta ao impacto positivo que a elevada procura nos restaurantes tem na economia local, a Câmara de Matosinhos tem vindo a apostar na divulgação da gastronomia. E a marca World Best Fish (WBF) mantém-se, desde 2015, como "um dos principais veículos de visibilidade da cidade", levando o nome do concelho a feiras de turismo em Portugal e no estrangeiro.
Hoje, basta olhar para a organização das ruas onde se concentra a maior parte dos restaurantes para perceber a força do turismo. A requalificação da zona da restauração foi alvo de um "investimento total de dois milhões de euros", que consagrou, entre outras coisas, as alterações na Avenida Serpa Pinto e na Rua Heróis de França. E, em colaboração com o Centro de Emprego e a Associação de Restaurantes de Matosinhos (ASR), a Câmara promove, ainda, cursos "especialmente dedicados à restauração, nomeadamente para assadores de peixe"