O ano de 2017 tem sido madrasto para Ana Francisca Ribeiro, de Ponte de Lima, que completa hoje 11 anos.
Corpo do artigo
Ainda antes de 2016 terminar foi diagnosticado ao pai, João Ribeiro, 51 anos, um cancro no figado, e logo nos primeiros meses deste ano uma queda da jovem na escola espoletou a descoberta de um cancro na anca. Apesar dos tempos difíceis, a jovem não descorou os estudos e foi uma das selecionadas do "Regresso às Aulas", uma parceria Jornal de Notícias, Staples e Opticália.
Um prémio que a irmã gémea, Beatriz, tinha recebido na edição anterior. "Fiquei admirada, pois como a minha irmã venceu, pensava que não ganharia este ano", diz a jovem, que aproveitou uma ida a casa no final de agosto - está à espera de fazer um autotransplante no IPO do Porto - para comprar o material escolar que queria, uns auscultadores para ela e a irmã e algo para o irmão.
Enquanto passa os dias entre o hospital e casa, Ana Francisca, que sonha ser professora primária, aproveita para estudar. "Sinto saudade da escola, mas sei que no fim vou voltar para lá, portanto não faz mal. Apesar desta situação, continuo a ter aulas e a aprender, só que em vez de ser na escola é no IPO e em casa", explica a premiada, contando que a disciplina preferida é Português. "Gosto muito de ler e de escrever. Tenho escrito bastante. No IPO foi-me dado uma espécie de agenda e tem várias perguntas sobre a doença. Escrevo muito sobre isso", acrescenta Ana Francisca.
João Ribeiro salienta que a filha "sempre gostou muito de estudar e não quer ficar para trás na escola".
Quanto ao prémio, este pai diz que "veio mesmo a calhar", pois a família atravessa "sérios problemas económicos", uma vez que ele e mulher estão desempregados.
Nome
Ana Francisca Lima Pinheiro
Idade
11 anos
Localidade
Ponte de Lima
Ano a frequentar
6.º ano
Aproveitamento
Dois "5", cinco "4" e quatro "3"
Quando for grande quero ser
Professora primária