Maria João Gomes, 12 anos, de Vila Nova de Gaia, nem queria acreditar que tinha sido uma das vencedoras da iniciativa "Regresso às Aulas", promovido pelo Jornal de Notícias, em parceria com a Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
"Senti muita felicidade, pois pensava que não ia ser premiada, uma vez que tanta gente decidiu concorrer", diz a jovem, que completou o 6.º Ano com uma avaliação escolar de excelência, embora reconheça: "Não estudo muito, apenas quando tenho testes".
Embora as notas lhe permitam sonhar com um futuro mais risonho, a jovem premiada ainda não sabe o que quer ser, anotando que "a escolha é grande". Bem mais definido tem o destino que quer dar ao vale de 500 euros da Staples. "Vou comprar um computador, mochila, material escolar e mais algumas coisas", avança Maria João.
Todas estas as coisas que a estudante quer agora comprar dificilmente lhas poderia dar a mãe Carla Costa, 43 anos, desempregada, após vários anos a trabalhar área comercial.
"Deveria haver mais iniciativas destas. É uma grande ajuda, pois não tem computar e é algo que lhe faz falta, pois a exigência é cada vez maior. Além disso, em termos do material escolar e tudo o mais também me mais aliviar muito", refere a encarregada de educação, acrescentando: "Para um orçamento familiar de alguém empregado já é curto. Para quem está desempregado, mais puxado é ainda".
Sobre o percurso escolar de Maria João, Carla está muito orgulhosa. "Não é uma criança que goste de estudar, até porque quando começa a estudar em casa bloqueia muito. Aprende bem é nas aulas ao estar atenta. Foi sempre boa aluna por mérito dela. Não tenho de me chatear em pressioná-la a estudar", finaliza a mãe.
Nome
Maria João Costa Gomes
Idade
12 anos
Localidade
Vila Nova de Gaia
Ano a frequentar
7.º ano
Aproveitamento
Oito "5" e dois "4"
Quando for grande quero ser
Não sei ainda