Corpo do artigo
Luna Mendes, de 7 anos, natural de Penafiel, é a mais jovem de entre os 15 vencedores da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo Jornal de Notícias, em parceria com a Staples e Opticalia, mas mal soube que tinha sido uma das contempladas não tardou em fazer plano sobre o destino a dar ao prémio. "Pensei logo no material todo que poderei comprar para a escola e num computador", esclarece a premiada, que sonha ser "bióloga marinha" quando for grande.
Enquanto vai andando pelo primeiro ciclo, Luna entretém-se a brincar com as amigas e a participar nas festas e passeios da escola. "Já fui ao Coliseu do Porto ver um circo", refere.
No que respeita ao percurso escolar da jovem, a mãe Cátia Campos, 31 anos, desempregada, revela que "tem sido muito bom". E anota: "Aliás, já as professoras do infantário diziam que ia ser uma grande aluna".
Sem possibilidades de dar à filha o material que ela precisa, esta mãe defende que devia haver mais iniciativas como esta por serem "um incentivo para as crianças estudarem".
"Além disso, este prémio representa uma grande ajuda para a compra de material e tudo o que ela precisa para a escola", acrescenta Cátia Campos, que se viu sem emprego quando ficou grávida da segunda filha (agora com dois meses e meio de idade) e o patrão não lhe renovou o contrato, valendo à família o trabalho do marido numa empresa de recauchutagem.
Sobre a reação de Luna quando soube que tinha sido uma das escolhidas, Cátia conta que foi algo peculiar. "Disse logo: "Ui, vou ficar famosa". Ficou toda contente e mostrou a toda a gente que tinha ganho os 500 euros da Staples", revela a progenitora, para concluir: "E como é mérito dela, pode escolher o que quer".