Quase 40 mil doentes recuperaram da covid-19 num dia. Portugal está em terceiro lugar entre países da União Europeia com mais infeções.
Corpo do artigo
Portugal registou esta segunda-feira 27 916 casos diários de covid-19, sendo que 35% das infeções foram detetadas em pessoas com menos de 20 anos. De acordo com o boletim de Direção-Geral da Saúde (DGS), houve mais 4793 contágios entre os 0 e os 9 anos e 4797 em jovens entre os 10 e os 19 anos.
O último relatório das "linhas vermelhas" da DGS e do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA) mostrava que estes dois escalões etários tinham a maior incidência cumulativa face à semana anterior: 83% e 49%, respetivamente.
Ainda assim, é a faixa etária entre os 40 e 49 anos a reunir o maior número de pessoas infetadas num dia: foram mais 5307. Os doentes com mais de 80 anos têm o menor número de casos em 24 horas (402 casos), mas são a faixa etária mais fustigada nos óbitos (38 mortes num total de 49).
Há duas semanas que o território nacional não contabilizava um número tão baixo de infeções. A última vez abaixo dos 30 mil casos diários foi a 17 de janeiro (21 917). De acordo com o site estatístico "Our World in Data", Portugal está em terceiro lugar entre os países da União Europeia com mais infeções por milhão de habitantes a sete dias. Fica atrás da Dinamarca e da Eslovénia.
Mais casos no Norte
Apesar da diminuição de contágios - que é habitual à segunda-feira porque o rastreio diminui ao fim de semana -, a incidência nacional subiu desde de sexta-feira: de 6130,9 para 6836,6 casos de covid-19 por 100 mil habitantes. Já o índice de transmissibilidade (Rt) diminuiu para 1,13 (estava nos 1,16 a 28 de janeiro).
A DGS apontou esta segunda-feira para mais 39 596 pessoas que recuperaram da covid-19 e menos 11 729 deixaram de ser considerados casos ativos. Mais de 1,2 milhões (1 219 327) estavam ontem em confinamento, seja porque estão infetados ou porque são contactos de risco.
Do total de casos diários registados esta segunda-feira em Portugal, cerca de 52% correspondem à região Norte (14 536), que também reuniu o maior número de mortes a nível nacional (24 óbitos). Logo a seguir, surge Lisboa e Vale do Tejo, com 11 vítimas mortais e 7038 infeções diárias.
Madeira
A testagem massiva semanal deixou de ser obrigatória no arquipélago da Madeira. O rastreio por testes rápidos de antigénio continua gratuito para quem tiver sintomas.
Multas
Um total de 2848 passageiros foram multados, entre 1 de dezembro e 30 de janeiro, por tentarem entrar em Portugal de avião sem teste negativo.
Reforço
Mais 67 015 receberam no domingo a dose de reforço, o que eleva para quase 5 milhões (4 932 269) de imunizados.