A vaga de frio que assola Portugal deverá atingir o pico na "segunda e terça-feira da próxima semana, tanto em relação aos valores da temperatura mínima como da máxima", disse ao JN a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Corpo do artigo
"Na terça-feira as mínimas serão mais generalizadas a todo o território continental", precisou.
13199160
Na página oficial do IPMA, constata-se que a temperatura prevista para a madrugada de segunda para terça-feira é, por exemplo, de sete graus negativos em Bragança, -10 na Serra da Estrela (Torre), -1 no Porto e zero em Lisboa.
Os valores mínimos dos próximos dias serão, em geral, negativos em zonas do interior, como em Trás-os-Montes e Beira Alta. Patrícia Gomes admitiu, mesmo assim, que "estão um pouco abaixo do normal para a época".
Dando o exemplo dos valores observados na madrugada desta quinta-feira, "que nem foi a mais fria dos últimos dias", notou que a cidade da Guarda registou quatro graus negativos, quando o normal é -1,5. De um modo geral, "quase todo o país está com valores entre dois a cinco graus abaixo do que é normal", sublinhou.