O Instituto Português de Oncologia, em parceria com a Associação de Gestão de Resíduos “Electrão”, apela às empresas que adiram à sua campanha até ao final de dezembro com vista a promover a reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos, como pilhas e baterias, até ao fim de dezembro.
Corpo do artigo
Ao celebrar 100 anos de atividade do IPO, a iniciativa "Todos pelo IPO" reforça a necessidade da reciclagem de pilhas e baterias por parte das empresas. A campanha decorre desde 1 de julho até 31 de dezembro deste ano. De acordo com o instituto, se esses equipamentos elétricos usados não forem reciclados corretamente, tornam-se um problema para a saúde humana e também para o meio ambiente, "já que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos."
A recolha das pilhas e baterias é realizada pelo Electrão. A associação disponibiliza mais de 11 mil pontos de recolha de resíduos por todo o país, que podem ser consultados em ondereciclar.pt, além de oferecer um serviço de recolha porta-a-porta de grandes equipamentos, como eletrodomésticos.
Depois da recolha, os itens reciclados serão convertidos em apoio financeiro ao IPO Lisboa. O valor arrecadado será usado para o reforço de equipamentos médicos com o objetivo de melhorar a prestação e os cuidados de saúde.
Empresas de todo o país podem associar-se à campanha, impulsionando ações internas para reunir os equipamentos elétricos. No ano passado, a iniciativa contou com 265 empresas participantes, resultando em 37 mil euros que foram usados para a aquisição de material cirúrgico e instrumentação.