A máxima deste sábado foi registada novamente na estação meteorológica do Pinhão, que segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) chegou aos 44 graus. Na quinta-feira, aquela localidade atingiu os 47 graus, um novo extremo para o mês de julho em Portugal continental.
Corpo do artigo
Outros municípios bateram hoje os 40 graus ou estiveram próximos. Mirandela esteve com 42 graus às 15 horas. Chaves e Zebreira chegaram aos 40. Guarda e Vila Real registaram 38.
Os valores foram avançados ao JN pela meteorologista Patrícia Marques, que adiantou ainda que as temperaturas vão começar a descer, sobretudo a partir de segunda-feira.
Esta noite vai "sentir-se a entrada de alguma humidade e baixar a temperatura" e amanhã descem um pouco as máximas, particularmente no centro e sul.
A grande diferença, contudo, vai notar-se na segunda-feira, pois a "temperatura máxima chega a descer oito graus, para valores próximos dos 30 graus", adiantou Patrícia Marques. Acabam também as noites "tropicais" com temperaturas acima dos 20 graus.