A equipa da Polícia Marítima em missão na ilha grega de Lesbos resgatou 31 migrantes e refugiados do mar Egeu. Fluxo migratório entre a Turquia e a Grécia está a aumentar.
Corpo do artigo
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere, esta sexta-feira em comunicado, que o resgate dos 31 migrantes e refugiados, dois dos quais crianças e cinco mulheres, aconteceu na quarta-feira de manhã durante uma patrulha da equipa da Polícia Marítima (PM), que está na Grécia no âmbito de uma missão da agência europeia Frontex.
Queriam chegar a território europeu "a todo o custo e não entendiam que a equipa da PM os pretendia ajudar"
A AMN adianta que os migrantes e refugiados, oriundos dos Camarões, Egipto, Mali, Marrocos, Palestina, República Dominicana, Senegal e Síria, queriam chegar a território europeu "a todo o custo e não entendiam que a equipa da PM os pretendia ajudar".
Segundo a AMN, os migrantes estavam "muito agitados, nervosos, pouco cooperantes e não obedeciam às ordens" da equipa de resgate portuguesa e colocavam "em risco de vida" um bebé com poucos meses, uma criança com 2 anos e uma mulher em final de gravidez.
No grupo estava um bebé com poucos meses, uma criança com 2 anos e uma mulher em final de gravidez
Depois de resgatados, foram levados para o porto grego de Skala Sikaminea, onde desembarcaram em segurança e ajudados por elementos da guarda-costeira da Grécia e da agência Frontex, que fazem o controlo de refugiados e migrantes.
Uma equipa da Polícia Marítima, composta por 13 elementos, está no Mar Egeu, na Grécia, desde 1 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).
A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".
Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 3308 refugiados e migrantes, 845 bebés e crianças e 716 mulheres, e deteve cinco facilitadores.
A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira Grega até 30 de setembro de 2016.