Ponte das Missões no Parque Tejo para homenagear profissionais da educação e saúde
A Missão Escola Pública, juntamente com membros da Federação Nacional dos Médicos e do +SNS, propõe que a ponte ciclo-pedonal do Parque Tejo tenha o nome “Ponte das Missões”. A proposta consta de uma petição pública, em homenagem ao trabalho que os profissionais da educação e da saúde realizam.
Corpo do artigo
A iniciativa pretende “lembrar que os profissionais da educação e saúde continuam a lutar” e ao mesmo tempo “homenageá-los, principalmente aos profissionais reformados que continuam sem terem o seu trabalho reconhecido”, explicou ao JN Cristina Mota, porta-voz do grupo Missão Escola Pública.
Em comunicado, o grupo esclarece que “propõe para a ponte ciclo-pedonal do Parque Tejo o nome 'Ponte das Missões', por considerar que todas as profissões ligadas à Educação e à Saúde têm, em si próprias, um espírito de Missão, em que não se demite a responsabilidade do Estado em valorizá-las muito para além desse espírito de missão intrínseco a ambas”.
A porta-voz clarifica que a ideia surgiu após o recente desentendimento sobre o nome da ponte e que o grupo, ao ter o lema de construir pontes, viu a oportunidade como apropriada, realçando que também pretendem “render homenagem à Jornada Mundial da Juventude”. Destacam as palavras do Papa Francisco a 3 de junho de 2014 através da rede social Twitter (agora X): “obrigado a todos os professores: educar é uma missão importante, que aproxima tantos jovens do bem, do belo e do verdadeiro”.
Relembra ainda as palavras do presidente da República a 26 de julho deste ano ao devolver, sem promulgação, o diploma da progressão da carreira dos educadores e professores: “Saúde e educação são e deveriam ser prioridades se quisermos ir muito mais longe como sociedade desenvolvida e justa”.
Cristina Mota explica que não pretendem que “esta iniciativa” lhes dê “privilégios”, “apenas uma homenagem digna para estes profissionais”. Confirma ainda que o grupo Missão Escola Pública já está a preparar uma outra iniciativa antes do início do próximo ano letivo, cujo tema será o regresso às aulas.