Prevê-se que o mundo atinja o número de 8,5 mil milhões de habitantes em 2030, segundo dados da ONU. Hoje é o Dia Mundial da População.
Corpo do artigo
Portugal tem uma população de 10 639 726 pessoas, segundo os dados referentes a dezembro de 2023 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Até 2010, a população portuguesa foi crescendo e atingiu cerca de 10,5 milhões. A partir daí notou-se uma diminuição, só invertida nos anos mais recentes. “Se não fossem os saldos migratórios positivos, pelos saldos naturais - que são a diferença entre nascimentos e óbitos -, a população portuguesa já teria diminuído, garantidamente, desde 2007”, explica o presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Paulo Machado.
A diminuição, enuncia o demógrafo, deve-se “à baixa fecundidade, que se evidencia desde 1981 e à emigração”. Os imigrantes têm permitido inverter a estatística.
A população portuguesa encontra-se envelhecida sendo que a idade média é de 45,8 anos e a esperança média de vida é 82,42 anos. “Está muito envelhecida, muito desigualmente distribuída no território, apresentando saldos naturais negativos” diz Paulo Machado.
Comparandocom países de todo o mundo, Portugal está no 93.º lugar na lista.
Em termos mundiais, a população começou a crescer logo depois da revolução industrial do século XIX. A partir desse momento foi aumentando significativamente e em 1987 foram atingidos os cinco mil milhões.
Segundo as Nações Unidas, atualmente o planeta conta com 8,1 mil milhões de pessoas. A população mundial continuará a crescer no presente século, mas a um ritmo bastante mais lento. Estima-se que aumentará 50% nos 40 anos seguintes, chegando a 9 mil milhões em 2037 e possivelmente ultrapassará os 10 mil milhões em 2058, segundo a ONU
