Corpo do artigo
O Concílio Vaticano II, com os seus 16 documentos, parece-me que se realizou ontem, tal a memória viva que ainda guardo desse grande acontecimento da Igreja Católica no século XX. Mas, a verdade é que se realizou de 1962 a 1965 e, com o longo e bastante lento processo de recepção das suas orientações teológicas e pastorais, já foi, de facto, há muito tempo.
É preciso relembrá-lo às gerações mais jovens. Foi por isso que, na Internet, em www.vivailconcilio.it, o cardeal Martini, arcebispo emérito de Milão, e o cardeal Roberto Tucci, durante muitos anos organizador das viagens pontifícias, além de D. Luigi Bettazi, de 86 anos, que participou, como os outros dois promotores da iniciativa, no Concílio Ecuménico Vaticano II, decidiram tornar actual a mensagem conciliar.
Nessa página Web, poderão ser consultadas todos os pronunciamentos, as leituras teológicas e outras iniciativas e documentos relacionados com o Vaticano II. Também podem ser vistas fotos e imagens, além de outros arquivos multimédia sobre o Concílio, tudo isso com a finalidade de repropor esse evento histórico, convocado pelo beato João XXIII e concluído por Paulo VI.
Recorda-se que participaram no Vaticano II 2540 bispos de todo o Mundo e mais de 700 padres conciliares tomaram a palavra durante as suas sessões. O Concílio II foi inaugurado no dia 11 de Outubro de 1962 e encerrou-se no dia 8 de Dezembro de 1965.
O Vaticano II ainda está longe da aplicação das suas orientações para a renovação da Igreja Católica, embora haja quem pense que já chegou a hora do Vaticano III, para que a Igreja avance rumo ao futuro.