O portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) encontra-se nesta terça-feira inacessível, depois do apagão que deixou o país sem eletricidade durante grande parte do dia de ontem. A aplicação e-fatura também está indisponível. Estão a decorrer trabalhos para repor os sistemas, segundo o Ministério das Finanças.
Corpo do artigo
Além dos serviços online das Finanças, também o site da Autoridade Nacional de Aviação Civil se encontra inacessível. A Segurança Social Direta está a funcionar normalmente.
Nas redes sociais, vários utilizadores reclamam não conseguir aceder aos serviços das Finanças. Recorde-se que a declaração de IRS deve ser entregue online no Portal das Finanças até 30 de junho, motivo pelo qual o site terá maior procura neste período.
Sites a ser repostos e prazos de obrigações fiscais alargados
“Neste momento, decorrem ainda os trabalhos para repor, assim que possível, o Portal das Finanças e os sistemas informáticos que suportam o atendimento ao público, por forma a garantir a segurança e a normalidade do funcionamento da AT”, disse fonte oficial do Ministério das Finanças.
Na mesma resposta à Lusa, o Ministério das Finanças refere que a falha generalizada no abastecimento de energia que afetou o território nacional na segunda-feira “prejudicou o funcionamento dos sistemas informáticos da Autoridade Tributária e Aduaneira”, sem que se tenha, no entanto, “verificado qualquer anomalia quanto à integridade da informação detida pela AT”.
Como resposta ao facto de os contribuintes estarem sem conseguir aceder ao Portal das Finanças desde segunda-feira, foi decidido alargar até ao final de quarta-feira o prazo para o cumprimento das obrigações fiscais que terminaram na segunda-feira ou que terminem hoje, segundo precisa a mesma fonte oficial.
Assim, estas obrigações tributárias e de procedimento tributário “poderão ser cumpridos até ao final do dia de amanhã, sem quaisquer acréscimos ou penalidades”.
Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Gonçalo Rodrigues, referiu ter reporte de colegas de todo o país que não conseguem trabalhar por "não conseguirem fazer login e abrir as aplicações".
Perante esta situação, o dirigente sindical apela aos contribuintes para que evitem ir hoje aos serviços de finanças, aguardando que o sistema informático fique totalmente reposto.